Projeto 90 anos – 90 árvores

A partir do convite da SEMAM, feito através da Maya Ruschel para as educadoras ambientais do Parque Henrique Luís Roessler Adriana Backes e Rosemari de Lima e Silva, aconteceu o Projeto 90 anos – 90 árvores. Neste projeto, que contou com a assessoria e apoio do Técnico Florestal Carlos Drumm, foram plantadas no Parcão 90 árvores em comemoração aos 90 anos de Novo Hamburgo e a reinauguração do parque que aconteceu no dia 15 de Junho de 2017. Neste dia a Prefeita Fátima Daudt, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Udo Sarlet e o Deputado Estadual Lucas Redecker realizaram o plantio de um Ipê Roxo. No dia 15 de Julho este projeto foi finalizado com o plantio de uma Guajuvira pelo Movimento Roessler, que nos anos 80 teve como grande bandeira de luta a aquisição deste parque para a nossa cidade.

Durante este período o plantio foi feito por diversos representantes da comunidade: alunos de escolas municipais, professores do coletivo educador, equipe da SEMAM, Bere Adams da Revista de Educação Ambiental e Projeto Apoema, funcionários do Parque que estão envolvidos com os serviços de manutenção e limpeza e finalizado com o Movimento Roessler para Defesa Ambiental. Entre as árvores plantadas estão o Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Tarumã, Araticum, Araçá, Pitanga, 7 capotes e Guajuvira. Árvores que formarão um túnel verde e um pomar com árvores frutíferas, que no futuro tornarão a praça um local ainda mais arborizado, onde as pessoas poderão desfrutar de sua sombra, flores e frutos.

 


Dia da reinauguração do Parcão com a Prefeita Fátima Daudt, Secretário Municipal do Meio Ambiente Udo Sarlet, Educadora Ambiental Adriana Backes e Lidiane, funcionária do Parque.

 


Educadoras Ambientais Adriana Backes, Rosemari de Lima e Silva e Ana Beatris Wittmann Schaefer.

 


Crianças das Escolas Municipais de Novo Hamburgo.

 


Coletivo Educador de Novo Hamburgo que participou do plantio de árvores.

 

 


Seu Telmo, que ajudou a cavar os buracos, trazer a terra fértil e a circular o canteiro para um melhor aproveitamento da água.

 


Rega das mudas feita por alunos.

 


Representantes da equipe da SEMAM e a Educadora Ambiental Rosemari de Lima e Silva.

 


Sr. Sérgio que trabalha na revitalização do Parque e que tem nos ajudado a molhar as árvores.

 


Joraci Pinto, funcionária do Parque e a Educadora Ambiental  Rosemari de Lima e Silva.

 


Bere Adams, representando o Projeto Apoema e a Revista Educação Ambiental Em Ação.

 


Carlos Drumm, técnico florestal, que deu assessoria e apoio na escolha e aquisição de mudas para o plantio.

 


Encerramento com Movimento Roessler: Luana da Rosa, Silvana Santos e Claudio Santos.

 

 

Adriana Backes e Rosemari de Lima e Silva – Educadoras Ambientais do Parcão.

 

 

 

 

Post a comment