Madrinha do Movimento Roessler

Conta o nosso companheiro Arno Kayser que o Movimento Roessler surgiu a partir de uma conclamação de Magda Renner quando esta esteve em Novo Hamburgo conversando com jovens militantes ecológicos. Fundadora da Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), foi ela a grande responsável pela inserção da questão ecológica na pauta desta instituição e pela fundação, mais tarde, do núcleo Amigos da Terra Brasil.

Como muitos outros ecologistas, Magda Renner foi arrebanhada à causa da Defesa Ambiental por José Lutzenberger. Em 1972, Ela soube que a Agapan promoveria uma palestra de Lutz, convidou suas colegas de ADFG e foram ouvir o mestre. Magda costuma dizer que aquela palestra lhe abriu a janela para um novo mundo. A partir daquele dia, Magda dedicou sua vida à ecologia.

A primeira campanha feita por Magda foi pela proteção das ilhas do Guaíba, em 1974. Era para lá que todo lixo de Porto Alegre era levado. Ainda não havia quem falasse em separação e reciclagem de lixo e a ADGF formulou um projeto de coleta seletiva. Como resultado, algum tempo depois o Governo criou o Parque Nacional do Delta do Jacuí.