Os Parques Nacionais da África do Sul

A história da criação dos parques nacionais da África do Sul remonta ao século XIX. Nesta época o país ainda não estava unificado e a porção nordeste era um país independente, chamado Transvaal, comandado pelos colonos holandeses que fugiram para a região depois de perderem a primeira guerra colonial contra os ingleses pelo controle da Cidade do Cabo.
Paul Krüger, dirigente máximo deste país à época, percebeu que a imensa matança de animais selvagens decorrente da colonização punha em risco a sobrevivência de toda a magnifica fauna da savana.
Provavelmente inspirando nos parques naturais criados nos Estados Unidos da América, determina que uma região no extremo noroeste do país, junto à fronteira da hoje Moçambique, fosse reservada pra se criar um parque de proteção dos animais nativos do continente.
Esta iniciativa visionária foi o embrião do famoso Parque Krueger. Uma das unidades de conservação da vida silvestre, mais famosas do mundo.
Além dele o país hoje tem 19 grandes parques nacionais e mais de uma centena de parques administrados pelos governos regionais e uma rede de reservas privadas. Mais de 3% do país está protegido.
Todas estas áreas são uma importante fonte de renda para o país na medida em que atraem turistas do mundo todo para ver os grandes animais africanos em vida livre. Além dos famosos “cinco grandes” (Leão, búfalo, rinoceronte, elefante e leopardo) há dezenas de espécies possíveis de serem avistadas com facilidade através de veículos com guia preparados para tal.
É uma experiência gratificante poder visitar estas unidades de conservação. A sensação que um safári de contemplação da vida selvagem te trás é de plenitude e paz interior mesclada com um estado de alerta em função do que virá na próxima curva. Bem como é a vida dos grandes poetas e filósofos que enxergam pra além da mesquinhez dos pobres de espirito.
Para se ter uma ideia desta experiência reproduzimos alguns vídeos produzidos em viagem em setembro de 2018.


Arno Kayser
Agrônomo, Ecologista e Escritor

Post a comment