Movimento Roessler realiza palestras na ACINH

No dia 08/06/16 o Movimento Roessler foi representado por sua vice-presidente Juliane Altmann Berwig em duas palestras na ACINH para falar sobre desastres ambientais.
Segue um breve relato sobre a temática tratada em cada palestra.

1)Urbanização: Desastres e Planejamento.
O tema focou-se nos processos de urbanização desordenados ocorridos no Brasil e também na nossa região, tendo como estopim a industrialização. Esta forma de urbanização demonstrou não cuidar devidamente do ordenamento territorial e da preservação do meio ambiente, consequência da ocupação de áreas de risco. Diante disso, diversos eventos danosos tanto social, econômica e ambientalmente decorrem, enchentes, deslizamentos, danos ambientais (ocupação de áreas de preservação permanente) são alguns exemplos. Para tanto, é preciso gerir estes riscos para evitar maiores danos e desastres futuros.

2) Desastres Ambientais e a gestão planejada dos riscos.
Explanou-se a respeito das causas e consequências dos desastres ambientais de Mariana e no Golfo do México e de que maneira devemos aprender com eles para evitar a ocorrência de desastres futuros. A resposta para este gerenciando é a gestão planejada do risco e dos desastres ambientais, mediante a conjugação de processos de investigação, avaliação e gestão do risco conjugadas a uma efetiva fiscalização dos órgãos responsáveis. Bem como, em caso de ocorrência de desastres é preciso estar preparado para promover atitudes que visem reduzir ao máximo os danos e ingressas com medidas e compensação e reconstrução.

Palestrante:Juliane Altmann Berwig
Mestre em Direito pela UNISINOS, especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela UFRGS e graduada em Direito pela UNISC. Professora no curso de Direito da Universidade FEEVALE. Pesquisadora na área Ambiental com ênfase na Teoria do Risco. Presidente da Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial – AGAAE. Integrante da Diretoria de Grupos de Estudos da Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial – AGADIE e Vice-presidente do Movimento Roessler para Defesa Ambiental de Novo Hamburgo/RS. Autora do livro Direito dos Desastres na Exploração offshore do petróleo. Sócia proprietária do escritório Berwig Advocacia em Novo Hamburgo.

Post a comment