Lembrai, lembrai do 5 de novembro!


No dia 05 de novembro de 2015 ocorreu o desastre industrial com o maior impacto ambiental da história brasileira, e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos. A mineradora Vale é a empresa responsável não só pelo rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, mas também pelo rompimento da barragem em Brumadinho, ambas em Minas Gerais.

A lama que chegou ao rio Doce contaminou o rio responsável pelo abastecimento de 320 municípios, prejudicando inúmeras famílias que dependiam do rio para sobreviver. 5 anos após a tragédia, os responsáveis pelo desastre ambiental ainda não foram punidos e as famílias que tiveram suas vidas prejudicadas pela Vale permanecem sem indenização.

O lucro acima da vida parece ser prioridade para empresas como a Vale que esgotam nossos recursos naturais e prometem empregos e geração de renda para os municípios, porém retiram empregos da agricultura familiar e expulsam camponeses de suas terras para abrir mais minas e contaminar ainda mais o meio ambiente. O suposto desenvolvimento econômico gerado pelos projetos minerários não passa de uma falácia, pois ao invés de gerar receita para o município lhe explora ainda mais recebendo subsídios e isenção de impostos. O que fica para os municípios minerados é apenas a terra arrasada e o passivo ambiental.

NÃO À VALE E AS EMPRESAS QUE VISAM O LUCRO ACIMA DA VIDA! NÃO À MEGAMINERAÇÃO!

Luana da Rosa, Bióloga

Comments are closed.