Discurso do Comitesinos

Discurso do Comitesinos na cerimônia de contratação da etapa de mobilização popular do Planosinos pelo governo do Estado do RS.

Senhor governador:

O dia mundial do meio ambiente é uma data que é um apelo à união de esforços em prol da natureza no mundo todo. Um conquista da sociedade reconhecida pelos governos do planeta.

Por isto queremos agradecer a sua vinda neste dia tão especial aqui, na nossa casa que é a Unisinos, nos 25 anos do Comitesinos.

Entendemos sua visita e o gesto da assinatura deste contrato para a etapa final do Planosinos como um reconhecimento de que o comitê é o fórum político de interlocução do Estado com a Sociedade em torno de uma gestão democrática das águas.

Comitê este pioneiro no Brasil e que serviu de inspiração e laboratório para que a nossa Assembléia Legislativa, em 1994, criasse, através da lei 10350, o Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Por isto também saudamos a representação política da Assembléia Legislativa que se faz presente aqui exercendo o seu papel de fiscal da atuação do Executivo e de representante da diversidade de opiniões da sociedade gaúcha;

O início da etapa final que dará luz ao Plano de Bacia do Rio dos Sinos é um anseio antigo da população do Vale que sofre com os problemas que afetam as águas do nosso rio há muitos anos.

Um anseio que vem ao encontro da marca das ações do Comitê que é o planejamento com participação comunitária.

Para nós ele também representa um desafio de estarmos à altura da tradição de construção coletiva em defesa do Rio dos Sinos iniciado por Henrique Roessler e continuada pelas Entidades Ecológicas do Vale e que hoje se espalha por diversos setores da nossa sociedade.

Temos consciência de que ele será um balizador com implicações no planejamento dos nossos municípios e no licenciamento ambiental de muitos empreendimentos na nossa região.

Ele também vai se refletir nas obras de saneamento que o Estado e as companhias locais de abastecimento vêm executando para tratar nossos esgotos domésticos. Obras que saudamos como necessárias e bem vindas.

Trabalho que também se refletirá nas Ações do Consórcio Prósinos cuja a presença hoje de seu presidente também saudamos na expectativa de realização de muitas jornadas construtivas conjuntas;

Também sabemos que o Planosinos vai reorientar todas as ações que são a cara do Comitê. Entre tantas a recomposição das matas ciliares pelo projeto verdesinos, as ações de educação ambiental e a gestão de conflitos de escassez. Além disto ele vai apontar novas tarefas e desafios;

Entendemos que ele também é parte de um processo de construção do Sistema Estadual de Recursos Hídricos que se completará com outras ações ainda por vir do próprio Estado para sua evolução como a implantação das agências de bacia e a aplicação dos demais instrumentos de gestão previstos na nossa lei das águas;

Sistema este fundamental para a gestão deste bem natural essencial para o desenvolvimento ecologicamente sustentável do nosso Estado.

Queremos agradecer mais uma vez a sua vinda governador que muito nos honra e motiva.

Também queremos agradecer aos velhos e aos novos membros dos diversos plenários que nestes 25 anos, de forma abnegada, construíram nosso comitê.

Agradecer ao meu vice presidente Adolfo, parceiro de todas as horas;

Às nossas secretárias Viviane e Débora que materializam o dia a dia do Comitê com competência e dedicação impressionantes;

Ao Ministério Público que tem apoiado permanente as ações do Comitê.

À Unisinos que sempre nos abrigou e nos abrem espaços diariamente para tocar nossas tarefas;

Ao Gruposinos, que apóia e divulga nossas ações desde a primeira hora e a todos os veículos de comunicação que têm divulgado nosso trabalho;

À equipe da Profil que já é parceira dos desafios do Comitê de longa data;

Por fim um agradecimento especial ao Diretor do DRH Marco Mendonça e sua equipe. Desde o início da nossa gestão ele tem nos apoiado e olhando com carinho especial todas as demandas do Comitesinos.

Agora é trabalhar para que construamos um Planosinos digno dos desejos da nossa comunidade e que seja por ela reconhecido em sua legitimidade para que no menor tempo possível se alcance a meta de ter um rio pleno de vida e capaz de suprir, com qualidade e quantidade, todas as necessidades de água tanto da nossa sociedade como das demais formas de vida que dele dependem.

São Leopoldo 05/06/2013

Arno Leandro Kayser

Presidente

Comments are closed.