Dicas Para Bem Viver

Pensando no tema desta edição do jornal – saúde e meio ambiente, listei algumas dicas que pretendem melhorar nossa saúde física, mental, emocional e também cuidar do nosso planeta. Fiz uma pequena adaptação da lista do Dr Kenneth Cooper, criador do método Cooper, que está saudável e ativo aos seus 82 anos de idade. Seguem elas:

1. Tenha um jardim/horta/pomar em casa. Mesmo num apartamento, num pequeno vaso, podemos plantar manjericão, hortelã, salsinha, etc. Os alimentos colhidos ou preparados com nossa própria produção têm outro sabor! Aqui em casa temos um modesto jardim de 10mx06m e dele colhemos bananas, figos, mamãos, uvas, limões e laranja do céu. Ahh e estamos iniciando uma pequena horta…

2. Faça 30 minutos de exercícios. Faça meia hora de exercícios ao longo do dia, consecutivos ou não. O importante é se exercitar durante a maior parte dos dias da semana. Escolha uma atividade que gostes e vá em frente. Vou citar as que eu mais gosto: caminhada, yoga, pilates, hidroginástica, vôlei, ciclismo. Se possível, podes deixando o carro na garagem e ir de transporte coletivo ao trabalho, aproveitando para dar uma pequena caminhada. Ou, que tal comprar um carrinho de feira e ir ao supermercado/ farmácia/ banco/ feira à pé? Ahh, sem esquecer que no último sábado de cada mês temos o Projeto Fim da Picada, que são as caminhadas gratuitas organizadas pelo Mov. Roessler.

3. Socialize-se. Procure seus amigos e cultive essas relações. Tenha um bom convívio familiar e fortaleça seus laços. Escolha um assunto que gostes e corra atrás. Se for de ecologia, participe das reuniões e atividades de grupos ecológicos, como o Movimento Roessler. Mas também são benéficos grupos como Coral; grupos religiosos, como os grupos de 3ª idade e de jovens;grupos de caminhantes; de xadrez, …

4. Durma sete horas de sono por noite. Nem precisa comentários, mais vai lá. O sono revigorante é o noturno, e em torno de sete horas contínuas de descanso, num lugar tranqüilo, quieto e escuro.

5. Nunca é demais salientar o benefício de uma alimentação bem cuidada. Consuma boas quantidades de frutas e verduras, de preferência, de origem orgânica.As feiras dos produtores de Novo Hamburgo são ótimas opções. Freqüentamos aquelas que acontecem na terça-feira na Rua Lima e Silva e na sexta-feira na Rua Mauá em Hamburgo Velho. Atualmente, muito se fala dos benefícios do consumo diário de pelo menos 1g de Omega 3. Então, para complementar a dieta,seguem alguns alimentos ricos neste nutriente: peixes como cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau; óleos vegetais;semente de linhaça; castanhas; nozes e vegetais de folhas verdes escuro.

6. E, por último… Exercite sua mente diariamente. Pode ser aprendendo uma nova língua, a tocar um instrumento musical, lendo, fazendo palavras cruzadas, ou iniciando aquele curso que sempre quiseste fazer… Portanto, mexa-se e divirta-se.

Até a próxima.

Cristina B. Haag – psicóloga, mestranda em saúde coletiva. cbhaag@gmail.com
Fontes: www.sportv.globo.com. Entrevista com Dr Kenneth Cooper.
www.bancodesaude.com.br. Alimentos ricos em omega3.

Comments are closed.