Dia do Rio dos Sinos será comemorado na região

Nesta terça-feira, dia 17, é comemorado o Dia do Rio dos Sinos. Eventos alusivos serão realizados em cidades da região, com a participação do projeto Verdesinos, uma realização do Comitesinos, com o patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Socioambiental.

Em Estância Velha, na parte da manhã, o Centro de Educação Ambiental – Estação Ecológica realizará ação nos arroios, com o objetivo de verificar o impacto ambiental e a ação antrópica causada nestes cursos d’água.

Em Novo Hamburgo, será desenvolvida ação no Balneário Municipal Victor Mateus Teixeira, das 9h às 11h, com relato sobre o histórico da área, exposição de banners, caminhada e plantio de 40 mudas nativas do Parcão. Também haverá campanha para adoção de animais abandonados e plantio de sementes em copos de água, que serão distribuídos pela Comusa.

Em Portão, haverá apresentação da peça teatral “Afinal! Depende de quem?”, em Portão, pelo grupo Curto Arte, de Dois Irmãos. No Ginásio da Comunidade Luterana Estação Portão (rua Liberdade, 260), serão realizadas duas sessões, a primeira às 8h30min e a segunda às 14h.

Em Campo Bom, o Projeto Dourado realizará pedágio das 9h às 10h no semáforo da Av. Brasil, com a Adriano Dias e Carlos Feltes. Participarão da atividade 16 alunos e 4 professores, distribuindo sacolas ecológicas, canetas e informações sobre o cuidado com as águas. À tarde, das 15h30min às 16h30min, a equipe do Centro Municipal de Educação Ambiental realizará pedágio na Ciclovia, ao lado da sua sede, margem do Arroio Schmidt. Será realizada conversa com comunidade que passará na ciclovia, sobre a diferença da água coletada no Arroio Schmidt e a água que vem da torneira (CORSAN), distribuição de panfletos do Projeto VerdeSinos e mudas de árvores nativas previamente identificadas e com orientações de plantio.

Os parceiros do projeto Verdesinos promovem reunião regional dia 20, das 10 às 15, no Cemea, em Campo Bom, com o tema “Metodologias participativas em Educação Ambiental”, de caráter interno.

Também dia 20, na Praça do Imigrante e nas proximidades do Bourbon Shopping, no Centro de Novo Hamburgo, acontece blitz da campanha “Feche com a gente”, com distribuição de lixeiras, copos de água e folhetos.

Em São Leopoldo, inicia dia 21, das 8h30min às 12h, na sala E02 103 do Campus da Unisinos, o curso desenvolvido pelo Movimento Roessler. Com inscrições já encerradas para esta edição.

Post a comment