Curso inédito de gestão de recursos hídricos

Curso inédito de gestão de recursos hídricos envolve aspectos legais, ecológicos e educacionais

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS abriu inscrições para a primeira edição do curso de extensão “Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, ecológicos e educacionais”.

Segundo a coordenadora do curso, a Advogada Mariusa Cristiana Colombo, atuante há 18 anos na área de meio ambiente e de saneamento, “a integração dos diferentes olhares técnicos em uma única formação sobre a gestão dos recursos hídricos é inovadora na região”.

Durante os sete encontros, que totalizam 42 horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer os Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, aspectos do gerenciamento das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (como caso de estudo); legislação ambiental, incluindo princípios e competências, espécies tributárias, benefícios ambientais, fiscais, tributários, responsabilidades e certificações ambientais.
Conforme a Gestora Ambiental, Débora Cristina da Silva, responsável por um dos módulos do curso, “o conhecimento da legislação a respeito das águas é fundamental para subsidiar a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradas, pois sustenta a proposta e estimula investimentos na área”.

Os participantes ainda conhecerão técnicas de diagnóstico ambiental e formas de intervenção em corpos hídricos, “incluindo identificação de impactos antrópicos e/ou naturais e possibilidades de correção dos mesmos com técnicas que podem variar de simples colocação de seixos para oxigenação da água a mudanças de estrutura de toda a calha”, afirma o Biólogo Mateus Leal, ministrante do curso.

Para complementar os fatores a serem considerados em uma intervenção de recuperação de corpos hídricos, os participantes trabalharão conceitos e características da educação ambiental, percepção e interpretação ambiental. “O sucesso dos processos de recuperação ambiental dependem, diretamente, do envolvimento da comunidade do entorno com a proposta de intervenção. Isso se dá pela mobilização social”, justifica Theo Larratea, Biólogo e Educador Ambiental.

As inscrições podem ser feitas até dia 15 de abril de 2009 ou enquanto houver vagas. Detalhes sobre o curso podem ser acessados pela página eletrônica da UNISINOS (www.unisinos.br/extensao/saude), no espaço “Extensão”. Maiores informações pelo telefone 51 3591.1122.

Comments are closed.